SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 31/07/2017

Primeiro retrato de Jesus Cristo foi revelado e já é polêmico

Fonte: noticiascristas.com

Historiador argumenta que moeda do rei Manu da Mesopotâmia mostra na realidade o Messias.
Jesus é a personagem mais pintada na arte ocidental Direitos Reservados 0 1 Ralph Ellis, um investigador e historiador inglês, garante ter encontrado aquele que será o primeiro retrato de Jesus Cristo feito em vida. Após mais de 30 anos de estudos, Elis não tem problemas em afirmar que se trata "de uma das mais importantes descobertas da história moderna". A tese já está a gerar polêmica. 
O retrato, alegadamente de Jesus, aparece numa moeda de bronze com 24 milímetros, que datam do século I. Até então, esta e outra série de moedas que mostram uma figura com barba e uma coroa, estavam catalogadas como pertencendo ao rei Izas Manu de Edessa, da Mesopotâmia. 

Moeda do século I mostra aquela que seria a primeira imagem de Jesus Cristo em vida

Agora, ao jornal inglês The Sun, Ralph Ellis, defende que Jesus e o rei Manu são a mesma pessoa, pelo que os retratos nas moedas poderão corresponder aos primeiros registos feitos da imagem de Jesus Cristo quando este ainda era vivo. O investigador adianta estar convencido "sem sombra de dúvida" de que o mesmo homem acabou por ser referido por dois nomes postumamente: Rei Izas Manu e Rei Jesus Emanuel.

Outras moedas que mostram o rei Izias Manu, da Mesopotâmia, que o investigador acredita ser Jesus Cristo

As conclusões de Ellis serão apresentadas esta semana no Reino Unido, na apresentação do livro Jesus, rei de Edessa, que será publicado em breve. Ainda que Jesus Cristo seja a personagem mais pintada em toda a arte ocidental, não há nenhuma descrição sua na Bíblia. A imagem familiar que muitos têm de Jesus, com barba e cabelo comprido, com uma túnica branca, só surgiu no séc. VI e tratou-se de uma invenção.