SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 11/10/2023

11 de Outubro - Dia do Deficiente Físico

Fonte: portoweb.com.br

Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema. Em Porto Alegre, a criação da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis)*, em julho de 2005, representa uma conquista histórica para a cidade.

Com a missão de formular, desenvolver e acompanhar a implementação dos instrumentos para as políticas voltadas às pessoas com deficiência no município, a Seacis vem se destacando por suas ações no âmbito das pessoas portadoras de deficiências. Um forte exemplo é a parceria com a Procempa, através do Cibernarium, agraciado com o prêmio Top Cidadania 2006, na categoria Responsabilidade Social.

Também o PortoWeb tem trabalhado neste sentido. Através de seu projeto de acessibilidade, o Portal disponibiliza opções de navegação adequadas a pessoas com algum tipo de deficiência visual.
 
São pequenas ações, ainda incipientes e que pretendem se multiplicar. Mas elas têm contribuído para tornar a sociedade mais justa, igualitária e acessível. 

*Leia no PortoWeb Cidadão a entrevista do Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Tarcísio Teixeira Cardoso.