SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Publicada dia: 14/10/2017

14 de Outubro - Dia Nacional da Pecuária

Fonte:

Dia Nacional da Pecuária é comemorado anualmente em 14 de outubro.  Esta é uma data muito importante, pois esta essa atividade é bastante expressiva para o Brasil, já que traz desenvolvimento ao nosso país, expande mercados e é responsável pelo alimento saudável de cada dia, além de muitos outros produtos que vem se desenvolvendo ao longo do tempo, como a produção de produtos para o vestuário.

Não podemos deixar passar em branco essa data tão relevante, é preciso festejar essa atividade essencial ao nosso Brasil que traz desenvolvimento para o grande e pequeno produtor, sendo fonte certa de renda nos mais diversos rincões de nosso país.

Pecuária

A pecuária é vista como seguimento importante em nossa economia, em todas as regiões do Brasil encontramos seu desenvolvimento nas mais diversas áreas, como bovinocultura, suinocultura, ovinocultura e muitos outros, produzindo produtos de qualidade, seguindo as mais rigorosas normas de produção.

Uma vasta gama de alimentos que consumimos em nosso dia a dia são de alguma forma derivados da pecuária, já que ela nos proporciona, com toda a qualidade, carnes de porco, boi ou frango, e ainda diversos derivados como ovos, leite, manteiga e muitos outros que de uma forma ou de outra derivem de origem animal.

Além do setor de alimentos, a pecuária tem se desenvolvido em outros segmentos, é muito comum propriedades que trabalhem apenas com criação de bezerros e outros mais modernos e tecnológicos que trabalham apenas com sêmen.

Nossa produção é amplamente exportada para os países da Europa e Ásia e para aos Estados Unidos, já que contamos com qualidade, sempre evitando o sofrimento animal.

Desenvolvimento da pecuária

A pecuária começou a se desenvolver no Brasil em meados do século XIX, se tornando mais sólida no século XX com o desenvolvimento de tecnologia na área da genética, permitindo otimizar a produção para o caráter industrial.

Esse mercado é próspero, já que os pecuaristas vêm buscando se adaptar a esse mercado cada vez mais competitivo, buscando sempre intensificar suas atividades de produção, com a utilização de material genético adequado, manejo reprodutivo e técnicas avançadas de cruzamentos, da mesma forma as tecnologias para a produção, para o fornecimento de alimentos e para todas as outras etapas de manejo, se tornando cada vez mais avançadas e eficientes.

O mercado está em expansão, contando nos dias de hoje com o desenvolvimento da ovinocultura, que é a criação de ovelhas e a estrutiocultura, que é a criação de avestruz. Nesse último caso, vem se observando excelentes resultados com a produção de carne saborosa e produtos como bolsas e sapatos de seu coro.

 

Então, vamos celebrar o dia nacional da pecuária e lembrar que devemos muito a esse setor, na produção de nossos alimentos e na expansão de nossa economia, sendo referência no mundo todo.