TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 17/10/2023

17 de Outubro – Dia do Eletricista

Fonte: portoweb.com.br

O serviço do eletricista é importantíssimo em qualquer tipo de construção, sendo essencial para o bom funcionamento e para a segurança das instalações elétricas. Desde sua descoberta, a eletricidade se tornou indispensável para a vida do homem, auxiliando-o no dia a dia, seja através dos eletrodomésticos, seja mesmo através da lâmpada. 

O profissional eletricista é o responsável pela instalação e pela manutenção de toda rede elétrica de casas, prédios ou ruas. Essa rede de eletricidade é que garante conforto, facilidades e segurança aos seus usuários. Por ser algo muito perigoso, o trabalho com a eletricidade exige o uso de equipamento de segurança adequado. Além dos riscos próprios da manutenção das redes elétricas, muitas vezes os eletricistas são submetidos a ambientes empoeirados e de difícil acesso para a realização de seus trabalhos. Essas condições, acabam afetando seu corpo, como joelhos e coluna. O trabalho pode ser exercido em ambientes fechados ou áreas abertas, podendo ainda ser usados andaimes ou escadas.

A especialização do profissional é fundamental para a segurança e o bom funcionamento da instalação elétrica. Para o exercício da profissão de eletricista, exige-se, pelo menos, o nível escolar fundamental completo. Além disso, o eletricista profissional deve ter boa saúde, bom condicionamento físico, capacidade de concentração, habilidades manuais, bem como raciocínio matemático.  Em 1998, o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) organizou um banco de dados de eletricistas, que mantém um cadastro de todos profissionais habilitados. Para que o eletricista possa fazer parte desse banco de dados é necessário realizar uma avaliação que envolve conhecimentos práticos e teóricos, baseados na normalização de instalações elétricas brasileiras (NBR 5410).

O desperdício de energia elétrica se torna absurdo quando a instalação da rede é mal feita ou inadequada. Para que isso não aconteça, é necessário fazer verificações periódicas de toda a fiação, que deve ser capaz de suportar a corrente consumida pelos aparelhos da casa ou do prédio, pois caso contrário o risco de superaquecimento ou incêndios aumenta. É nesse momento que a ajuda de um bom eletricista profissional  faz toda a diferença, desde a instalação até a verificação e a manutenção.