DOMINGO, 17 DE DEZEMBRO DE 2017
Publicada dia: 10/12/2017

10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Fonte: portoweb

Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Este é o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Proclamada em Paris, em 1948, o documento nasceu após anos de delicadas negociações entre os membros da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas (desde 1946, o principal foro internacional para a matéria) e da Assembléia Geral das Nações (então composta de 56 Estados).

Surgida em uma época conturbada de pós-guerra, a Declaração foi um importante passo na direção da paz e do entendimento entre os povos. Até hoje o documento é a base legal pra o Direito em quase todo o mundo, além de ter inspirado a Constituição de vários países desde seu lançamento.

Neste dia 10 de dezembro, a Declaração completa 57 anos, mas seu texto está cada vez mais atual. Nesta época em que os valores fundamentais como o direito à vida e à liberdade são constantemente violados, a Declaração Universal dos Direitos Humanos se mantém como uma ferramenta essencial para a construção de um mundo mais digno e feliz.