SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 21/12/2023

21 de Dezembro - Dia do Solstício de Dezembro

Fonte: portoweb

Tendo ou não dia certo de chegar, o verão inicia às 21h22 do dia 21 de dezembro, no Hemisfério Sul. A expressão verão vem do latim vulgar (veranum, i.e., veranuns tempus). Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil.

A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. 

O verão do hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul, de "verão austral". O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece em 21 de junho e finda com o equinócio de outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de setembro. O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece em 21 de dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 21 de março nesse mesmo hemisfério.

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco - palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente, usa-se a palavra "estio" como sinônimo raro para verão.