SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 14/02/2024

14 de Fevereiro - Dia da Amizade

Fonte: portoweb

Dia da Amizade ou o Valentine's Day comemora o dia de São Valentim, e muitos países o consideram ainda como o Dia dos Namorados, que no Brasil é celebrado em 12 de junho. 

Durante o governo do imperador Cláudio II, quando foram proibidas as realizações de casamentos, um bispo romano chamado Valentim continuou a fazer as celebrações em segredo. O imperador acreditava que os jovens solteiros e sem família para sustentar se alistariam com mais facilidade, por isso decretou a proibição. 

Após ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, diversos jovens visitavam o local para jogar flores e bilhetes com mensagens que diziam que eles acreditavam no amor. 

Entre estes jovens, havia a menina cega Astérias, que era filha do carcereiro. Ao visitar Valentim, com permissão dada pelo pai, os dois acabaram se apaixonando, o que fez com que milagrosamente ela recuperasse a visão. Ele escreveu cartas onde assinava "de seu Valentim", expressão que ainda é usada nos dias de hoje.