SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 30/03/2024

30 de Março - Dia da Terra Palestina

Fonte: portoweb

O Centro Cultural Árabe Palestino Brasileiro de São Paulo – CECAP, fundado em 2015, foi criado por uma iniciativa dos palestinos refugiados da Síria. Em sua primeira reunião deste ano, o diretório decidiu que a comemoração do Dia da Terra será feita de uma maneira diferente. A ocasião geralmente era marcada por discursos, mas este ano serão feitas apresentações de músicas e danças folclóricas de comunidades convidadas que residem em São Paulo, como o grupo folclórico Cultura Kantuta Bolívia. da comunidade boliviana. que apresentará 3 tipos da danças, e Canto Livre, da comunidade chilena, apresentando as músicas do seu país.

A abertura será com o Hino Nacional da Palestina e do Brasil, em seguida haverá uma apresentação do documentário sobre os acontecimentos do Dia da Terra, em 1976.

Várias poesias serão lidas por poetas brasileiros, libaneses e refugiados palestinos vindo da Siria. O evento terá varias apresentações artísticas palestinas durante o seu decorrer, e no final a comunidade palestina  apresentará coletivamente a dança (Dabkeh).

Durante o evento, vários refugiados venderão produtos culinários da Palestina, e haverá uma mesa com os tradicionais chales Hata e Kofeih para os interessados.

O objetivo deste evento é fortalecer os laços entre a comunidade Palestina e a sociedade brasileira e outras comunidades imigrantes na cidade de São Paulo, divulgar a cultura, tradição e costume do povo palestino.

Pensando no futuro, essa data será transformada em um festival cultural, onde várias comunidades imigrantes no Brasil se encontrarão para apresentar suas culturas e costumes.

O Dia da Terra está completando 40 anos desde o acontecimento em 30 de março de 1976, depois das ocupações israelenses que confiscaram milhares de hectares  de terras, especialmente no Triângulo palestino e nas regiões da Galiléia onde viviam a maioria  dos palestinos nos territórios  ocupados em 1948.

No dia 30 de Março de 1976 foi declarada uma greve geral, contra o confisco de terras em todo território da Palestina ocupado em 1948, desde a Galiléia, no norte, até  Negev, no sul, e as manifestações se estenderam à Cisjordânia, Faixa de Gaza e aos campos de refugiados. Concentraram os confrontos com as forças de ocupação naquele dia nas aldeias de Sakhnin, Arraba e Deir Hanna, quando seis palestinos foram assassinados, com centenas de feridos e milhares de presos.

Desde aquele dia, os palestinos  lembram a data de  30 de Março, comemorando o Dia da Terra, que unificou os palestinos em defesa da sua terra. O Dia da Terra é considerado um eixo importante neste conflito contra a ocupação israelense e os confiscos das suas terras, e nos relacionamentos dos palestinos nos territórios ocupados em 48 com a ocupação, onde foi a primeira vez que os palestinos se organizaram de uma maneira coletiva para protestar contra as políticas de Israel.