TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 17/04/2024

17 de Abril - Dia do Hemofílico

Fonte: calendariobr

Dia Mundial do Hemofílico é comemorado em cadeia internacional no dia 17 de Abril. A data foi escolhida porque foi nela que nasceu o fundador da Federação Mundial de Hemofilia, Frank Schnabel!

Seu nascimento se deu no ano de 1926 e logo se descobriu que ele era portador de hemofilia A grave. Por toda a sua vida Schnabel lutou de maneira destemida e incansável para que os hemofílicos de todo o planeta tivessem uma qualidade de vida melhor.

Seu exemplo de coragem e amor ao próximo nunca foi subestimado por aqueles que sofrem dessa terrível condição, assim como seus esforços para que houvessem estudos e pesquisas científicas mais aprofundadas a respeito do tema. Sua determinação e obstinação atravessou o Canadá e tocou hemofílicos espalhados por todo o globo.

Essa data ocorre com a intenção de lembrar aqueles que convivem durante toda a vida com a hemofilia, uma doença que tem como causa principal a ausência de proteínas bastante específicas no sangue de seus portadores, o que acaba prejudicando o processo de coagulação desses indivíduos, trazendo graves consequências para o cotidiano desses cidadãos, invariavelmente. Os sintomas de modo geral são sangramentos externos, internos e das mucosas do corpo no caso de qualquer tipo de impacto, desde o mais grave até o mais mínimo, mas em muitos momentos eles parecem ocorrer sem motivos aparentes. Cortes que ocorrem na pele também demoram muito mais para coagular no caso de um hemofílico do que para qualquer outra pessoa.

Não existe cura, de modo que o tratamento deve se dar até o fim da vida do portador. A ideia é repor o fator deficitário no organismo dos indivíduos que tem a doença para amenizar seus efeitos, normalmente feito através de transfusões sanguíneas constantes. Trata-se de uma doença de carga genética e hereditária.