SEGUNDA FEIRA, 23 DE JULHO DE 2018
Publicada dia: 26/04/2018

26 de Abril - Dia da Prevenção e Combate à Hipertensão

Fonte: calendariobr.com.br

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão é comemorado no Brasil em 26 de abril.

 

Essa data é vista como a luta contra a pressão arterial, doença que mata cerca de 300 mil brasileiros por ano, isto é, 820 pessoas por dia. 

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Isso significa que sua ausência de sintomas pode complicar o diagnóstico precoce. Dessa maneira, muitas vezes, a doença só é descoberta quando há complicações severas.

A hipertensão acontece quando há uma elevação persistente da pressão arterial, com valores iguais ou maiores do que 140 mmHg por 90 mmHg, ou seja, 14 por 9. Essa determinação é feita a partir de um profissional qualificado, com aparelho calibrado e em duas medições.

O aumento da pressão arterial não possui apenas uma causa, por isso, pode ser proveniente de diversos fatores, entre os quais: o sedentarismo, obesidade, sobrepeso, ingestão de sal em excesso, e até mesmo se for uma doença comum na família.

 

Origem do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

A data simplesmente foi instituída através da Lei Federal 10.439, em 2002, com o objetivo de conscientizar a população em relação ao diagnóstico de prevenção e sobre o tratamento da hipertensão.

 

Além disso, na Lei é também sancionado que o Ministério da Saúde, uma semana antes do dia fixado como Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, está autorizado a criar campanhas educativas sobre a questão, bem como das doenças cardiovasculares no geral, para todo o território nacional.