SEGUNDA FEIRA, 23 DE JULHO DE 2018
Publicada dia: 30/04/2018

30 de Abril - Dia do Ferroviário

Fonte: calendariobr.com.br

Embora poucas pessoas tenham conhecimento da data, o Dia do Ferroviário visa homenagear os indivíduos que possuem grande importância para a história do transporte ferroviário, já que a profissão remete ao transporte tanto de passageiros como de cargas.

O ferroviário é o trabalhador das estradas de ferro, como é lembrado. Sua presença é significativamente importante para a história e desenvolvimento do Brasil.

É interessante saber que a ferrovia foi uma invenção inglesa, e ela se difundiu pelo mundo e no Brasil. Durante os anos de 1950, o transporte ferroviário era o principal meio de transporte, especialmente entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Atualmente, as estradas de ferro são substituídas e esquecidas, graças aos outros meios de transporte inventados, principalmente pela indústria automobilística.

Ainda, o transporte ferroviário é lembrado como um símbolo de sustentabilidade, pois sempre foi um transporte limpo e eficiente, além de ser barato. Sua poluição ambiental é mínima. Atualmente, no Brasil, as linhas de estradas de ferro são usadas – em grande maioria – para o transporte de carga.

Muitos ferroviários celebram o Dia do Ferroviário em 30 de setembro, dia que foi criada a Rede Ferroviária Federal.

Origem do Dia do Ferroviário

O dia 30 de abril remete ao ano de 1854, quando ocorreu a inauguração da primeira ferrovia no Brasil. Sua construção foi obra do Evangelista de Souza, o famoso Barão de Mauá.

Essa primeira ferrovia brasileira tinha como objetivo ligar a Baía de Guanabara com a Serra de Petrópolis. Essa primeira viagem em linha de ferro no Brasil teve a presença do imperador Dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina.

O título de Barão de Mauá foi concedido pelo sucesso do empreendimento.

 

Na história do transporte ferroviário no Brasil está presente Getúlio Vargas, que em 1930, pegou um trem em direção ao Rio de Janeiro, saindo do Rio Grande do Sul. Essa marca história é lembrada no Dia do Ferroviário pois Getúlio e suas tropas gaúchas tinham a meta de depor o então presidente Washington Luís e iniciar um novo período na vida do Brasil.