DOMINGO, 24 DE JUNHO DE 2018
Publicada dia: 09/06/2018

09 de Junho - Dia da Imunização

Fonte: calendariobr.com.br

Dia Nacional da Imunização é celebrado no dia 9 de Junho. Essa data infelizmente não é muito lembrada pela maioria da população, mas a sua importância é inegável e enorme. As descobertas e conquistas relacionadas a imunização dos povos estão entre os maiores avanços de saúde pública já tidos pela humanidade.

Foi após uma série de campanhas insistentes de vacinação que alcançamos a erradicação de varíola no mundo, que eliminamos a poliomielite de quase todos os países e que fomos capazes de controlar doenças como o sarampo e a rubéola, entre outras. Além disso, foi graças a imunização que a mortalidade infantil caiu drasticamente em quase todos os cantos do planeta.

Evidentemente ainda ocorrem muitas mortes e sequelas devido a doenças que podem ser prevenidas através de vacinas, o que demonstra que apesar de tudo que já foi conseguido ainda temos muito caminho para avançar e muitos desafios para derrubar.

Nosso país deve se orgulhar de ter um dos programas públicos mais elogiáveis quando o assunto é imunização. Nosso programa Nacional de Imunização é referência em todo o mundo, assim como a assistência que damos aos portadores do vírus HIV. Constantemente são incluídas novas vacinas no nosso calendário, além delas serem distribuídas para toda a população, o que mostra que o programa não apenas se renova, mas também se preocupa com seu alcance. Entre as mais recentes conquistas no desenvolvimento das vacinas estão as para pneumonia, meningites, diarreias, além das que são voltadas para a gripe e seus grupos de risco, como idosos e grávidas.