DOMINGO, 19 DE JANEIRO DE 2020
Publicada dia: 06/01/2020

06 de Janeiro - Dia dos Reis Magos

Fonte: Calendarr.com

Dia de Reis é comemorado anualmente em 6 de janeiro. Também conhecido como Dia dos Reis Magos, é celebrado principalmente pelos cristãos.

De acordo com o relato bíblico, teria sido nesta data que o Menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos, os quais lhe trouxeram presentes simbólicos.

Segundo a tradição oral, chamavam-se BelchiorGaspar Baltazar e levaram para Jesus, respectivamente, ouro, incenso e mirra.

Cada presente tem um significado: o ouro indica o reconhecimento de Jesus como rei; o incenso, remete à sua divindade; enquanto a mirra representa as características humanas de Jesus.

Conforme narra a Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma estrela que os guiou desde o Oriente até Belém e que ficaria conhecida como a "Estrela de Belém".

Tradições no Brasil

Dia de Reis

No Brasil, as festividades para o Dia de Reis são bastante fortes em algumas regiões do país devido à influência da cultura portuguesa nessas localidades.

Em algumas cidades as bandas de música vão cantando de casa em casa em honra do Menino-Deus. Existem também a "Folia de rei" ou "Reisado" que são desfiles mais elaborados com música, liderados por um estandarte, e com um participante que representa o diabo. Este surge para fazer piadas e nunca aparece quando a imagem de Jesus está presente.

Igualmente, há pessoas que comem romãs e guardam seus caroços na carteira a fim de atrair prosperidade ao longo do ano.