QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 12/05/2022

8 FATOS INTERESSANTES SOBRE AS MALDIVAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/

Quando se fala em férias dos sonhos, as Ilhas Maldivas são um dos destinos turísticos mais lembrados. Com suas paisagens de tirar o fôlego, incluindo areia branca, águas de tonalidades marcantes e sol forte, elas atraem viajantes de todo o mundo.

Muito procurado também por casais em lua de mel, o arquipélago conta com 26 atóis e é formado por 1.196 ilhas que ficam ao sul da Índia, em meio ao Oceano Índico, das quais pouco mais de 200 são habitadas. Além da beleza natural, a localidade também é cheia de histórias e tradições únicas.

1. País com a menor elevação média do mundo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

As Maldivas são o “país mais baixo do mundo”. A nação da Ásia meridional apresenta uma elevação média de 1,8 metro em relação ao nível do mar, dando a ela o curioso título — a capital Malé, por exemplo, fica a apenas 90 centímetros de altitude.

2. Luz solar intensa

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Localizado bem próximo à Linha do Equador, o arquipélago recebe a luz do Sol em um ângulo de quase 90º, contando com temperaturas altas praticamente o ano todo. Por isso, não se esqueça do protetor solar com FPS alto quando for até lá.

3. Ilhas desertas, mas nem tanto(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Enquanto apenas cerca de 200 ilhas do país são povoadas, mais de 800 estão desabitadas, atualmente. Já as restantes servem para as mais variadas atividades, como agricultura e a instalação de indústrias, enquanto outras recebem prisões, pistas de pouso de aeronaves e os cobiçados hotéis e resorts das Maldivas.

4. Areia formada por fezes de peixe

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Entre as mais de 1 mil ilhas que compõem o menor país do continente asiático, algumas delas têm areia formada por fezes de peixe. Ela é resultado dos corais que servem de refeição para o peixe-papagaio e são posteriormente eliminados, com a espécie podendo produzir mais de 500 toneladas de areia por ano.

5. Final de semana às sextas e sábados

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os dias reconhecidos como final de semana nas Maldivas são a sexta e o sábado. A população local tem as sextas-feiras como a principal data de descanso, quando quase nada abre por lá, enquanto os domingos são tidos como um dia de trabalho praticamente normal.

6. Conchas eram aceitas como dinheiro

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Disponíveis em grandes quantidades nas praias das Maldivas, as conchas já foram aceitas como dinheiro no país, na antiguidade. Atualmente, elas aparecem nas notas de rúpias maldívias, moeda oficial da nação.

7. Nadando com o maior peixe do mundo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Considerado o maior peixe do mundo, chegando a ter mais de 15 metros de comprimento, o tubarão-baleia é frequentemente encontrado nas águas quentes da região. Na ilha de Dhigurah, muitas pessoas nadam lado a lado com o gigante do mar e o acariciam, pois não se trata de um animal agressivo, ao contrário do que o nome sugere.

8. As Maldivas estão sendo engolidas pelo mar

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Uma das curiosidades sobre as Maldivas que também vale destacar é o fato de as ilhas estarem sendo engolidas pelo mar, processo acelerado com o aquecimento global. Se nada for feito para mudar as condições atuais, estima-se que o arquipélago ficará submerso até o final deste século.