QUARTA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2024
Publicada dia: 25/05/2024

Jabuticaba: saiba mais sobre a curiosa fruta que é nativa do Brasil

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/jabuticaba-saiba-mais-sobre-a-curiosa-fruta-que-e-nativa-do-brasil

A riqueza do Brasil não diz respeito apenas à variedade de climas, espécies animais e de formações florestais, mas também aos alimentos encontrados em seu território. E a jabuticaba é uma das frutas que se enquadra nesse aspecto e, cada vez mais, tem se tornado destaque.

Seu nome vem do tupi, ïapotï›kaba, que significa "fruta em botão". Essa origem revela como ela se trata de uma das variedades nativas do Brasil, conhecida entre os indígenas antes mesmo da colorização pelos portugueses.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)A Jabuticaba é uma fruta nativa brasileira. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Onde a Jabuticaba é cultivada

Com um sabor doce que agrada mesmo o mais exigente dos paladares, essa fruta nativa da Mata Atlântica está presente em diversos estados atravessados pelo bioma, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na região sul do país, no estado do Paraná, e mesmo mais na porção centro-oeste do território, em Goiás, a fruta também é encontrada.

Se para nós, brasileiros, a fruta parece ser abundante, fora do país a realidade é diferente: a jabuticaba é cultivada apenas em alguns países vizinhos aqui na América do Sul, como na Argentina e no Uruguai. Mas como ela se propaga através da semente e se adapta bem a diversos tipos de climas, ela também pode ser plantada em outros locais.

Assim como o cupuaçu e o açaí, trata-se de mais de uma das nossas riquezas nacionais. E ao observar as suas propriedades alimentares, isso fica mais nítido.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)Rica em nutrientes, a jabuticaba fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Benefícios da jabuticaba para a saúde

São muitos os benefícios que a jabuticaba oferece: rica em vitamina C, ela ainda é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio e fibras. Além de ter nutrientes antioxidantes, que retardam o envelhecimento, a fruta é benéfica para a saúde do intestino.

Suas propriedades também auxiliam na regulação da pressão arterial. E tudo isso com a grande vantagem de ter um baixo valor calórico, ou seja, trata-se de um alimento que definitivamente merece ser incluído na dieta. 100 g da fruta contém apenas 50 kcal, em média. Sua ação anti-inflamatória a torna bastante útil para aliviar dores.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)O sabor marcante da jabuticaba consagrou a fruta na segunda posição em um ranking internacional. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Jabuticaba é uma das melhores frutas do mundo, segundo ranking

No ano passado, a jabuticaba foi eleita a segunda melhor fruta do planeta em um ranking internacional, divulgado pelo site TasteAtlas. Ou seja, ela ficou à frente de outros alimentos bem conhecidos e que também são muito saborosos, como o morango.

mangostão, ou mangostim, que possui origem asiática e é considerado mais exótico, ficou com a primeira posição. Inclusive, essa variedade é comercializada por preços exorbitantes. Para a nossa felicidade, a jabuticaba segue sendo encontrada por valores mais acessíveis.