QUARTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2024
Publicada dia: 16/09/2024

Estádio Zerão em Macapá: conheça o campo de futebol no meio do mundo

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/esportes/estadio-zerao-em-macapa-conheca-o-campo-de-futebol-no-meio-do-mundo

O Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, também chamado de Zerão, é um espaço usado para vários esportes e que existe há 34 anos em Macapá, capital do estado do Amapá. Seus principais usos são para a realização de shows e partidas de futebol.

Mas esse estádio também é famoso por uma particularidade: sua linha de meio-campo está exatamente sobre a linha imaginária do Equador, onde a latitude é zero. Por conta disso, cada time em campo precisa fazer gol de um lado do hemisfério.

O nascimento do Zerão

(Fonte: X / Reprodução)Cada metade do campo do Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa está de um lado do mundo. (Fonte: X / Reprodução)

Fundado em 1990, o estádio do Amapá ganhou em 1994 o nome de Ayrton Senna, por conta do falecimento do famoso automobilista de Fórmula 1. Mas, poucos meses depois, morria aos 67 anos o desportista amapaense Milton de Souza Corrêa, que era presidente benemérito do Conselho Regional de Desportos. Em razão disso, uma lei estadual rebatizou o estádio com seu nome.

O primeiro jogo hospedado no Zerão aconteceu em 17 de outubro de 1990. Os times foram Independente e Trem, que jogaram no Copão da Amazônia. O primeiro gol, marcado pelo atacante Miranda pelo Trem, ocorreu no hemisfério norte.

O jogador ganhou uma placa comemorativa desse marco inaugural em 1995. Neste mesmo ano, a Seleção Brasileira de Masters jogou uma partida no estádio contra a Seleção Amapaense. Na ocasião, estiveram presentes Zico, que era Ministro do Esporte.

Histórias do estádio

Depois da última reforma, o Zerão se tornou um estádio poliesportivo. (Fonte: Governo do Amapá / Reprodução)Depois da última reforma, o Zerão se tornou um complexo poliesportivo. (Fonte: Governo do Amapá / Reprodução)

Ao longo destes 34 anos, muitos jogadores consagrados passaram pelos gramados do Zerão, como Romário, Zico, Dadá Maravilha, Rogério Ceni, e vários outros. O atacante Túlio, que marcou um gol no Zerão em 2006, declarou, brincalhão: "fiz um gol que nem Pelé fez, foi no meio do mundo".

Mas o Estádio Zerão também enfrentou o abandono. Entre 2005 e 2014, ele fechou para uma longa reforma que parecia não terminar nunca. Por conta desse caso, o estádio recebeu um novo apelido: "Cemitério do Futebol". 

A situação chamou a atenção da imprensa, que denunciou o abandono em reportagens que mostravam a destruição do espaço e a deterioração gradativa da estrutura. Mas a reforma finalmente terminou e o Zerão foi reinaugurado em 15 de fevereiro de 2014 – mais uma vez, com a presença do jogador Zico.

Hoje, ele segue na ativa e é a casa de várias partidas importantes no Amapá. Atualmente, o Estádio Milton de Souza Correa sedia campeonatos como o Amapazão e a Copa Verde, e é capaz de comportar mais de 10 mil visitantes. Na última reforma, o estádio se transformou em complexo olímpico, contando com pista de atletismo e áreas de saltos e lançamentos. E segue sendo o único que consegue comportar dentro de si os dois lados do mundo